Alerta verão: pele!

Beleza | Dicas

Oi Girls!

Como foi o finde?! O meu foi ótimo, estava em SP e fiz muitas coisas legais…

O post de hoje é muito importante e serve para nos informar e também conscientizar sobre os cuidados diários que devemos ter com a nossa pele, principalmente no verão, quando acabamos abusando do sol e não tomamos as precauções necessárias para preservar a nossa saúde!

Para nos ajudar, convidei uma pessoa muito querida que respondeu as perguntinhas do blog! A Ana Carolina Amaral é uma grande amiga e excelente profissional, minha dermatologista de plantão…hehe

1 – Carol, que precauções básicas devemos ter no dia-a-dia para proteger nossa pele das ações nocivas dos raios solares?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual fotoprotetor usar. A resposta depende da quantidade de exposição ao sol e do tipo de pele do paciente (por exemplo: pessoas que apresentam pele clara, olhos claros ou antecedentes de câncer de pele na família devem usar filtro solar com maior fator de proteção). Porém, na maioria dos casos, recomenda-se que o filtro solar tenha FPS 15 ou mais e apresente amplo espectro de proteção, ou seja, deve oferecer proteção solar contra raios UVB e UVA no rótulo do produto.

2 – O verão chegou e todo mundo corre para a praia em busca daquele bronzeado. Fale um pouquinho pra gente dos perigos de se expor ao sol.

É recomendável o uso de filtro solar diariamente nas áreas expostas do corpo, pois o sol além do câncer de pele, também causa envelhecimento precoce e manchas no rosto.

É importante lembrar que o índice de radiação ultravioleta do Brasil é muito alto e pacientes que fazem queimadura solar de repetição apresentam risco aumentado de desenvolver câncer de pele no futuro.

3 – Quais os melhores horários para se expor ao sol?

O melhor horário para se expor ao sol é antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde.

No período entre 10-16 horas, o índice de radiação UVB é maior, o que causa maior dano solar, aumentando o risco do paciente desenvolver câncer de pele.

Para as pessoas que ficarão expostas nesse horário, é recomendável que, além do filtro solar, outros tipos de proteção como bonés, barracas, óculos de sol e camisas, também sejam usados.

4 – Como podemos detectar os sinais mais comuns de câncer de pele?

Temos sempre que ficar atentos se uma pinta ou mancha mudar de coloração, tamanho ou espessura, e ainda avaliar se alguma lesão de pele apresenta coceira ou sangramento. Nessas situações recomenda-se procurar um dermatologista para melhor avaliação.

5 – Você poderia dar algumas dicas de protetor solar para diferentes tipos de pele? Que marcas você recomenda?

Em geral, para pacientes com pele oleosa, são recomendados os filtros em gel, gel creme, ou loção oil free.

Pacientes com pele seca devem optar por filtro solar em creme ou hidratantes que já venham com filtro solar na sua formulação.

Os filtros em spray são muito práticos e bem indicados para pacientes calvos (uso em couro cabeludo) e para aplicação em áreas mais extensas do corpo como braços e pernas.

Os produtos com cor de base são uma ótima opção para mulheres que gostam de usar maquiagem ou para aquelas que desejam corrigir ou disfarçar algumas imperfeições como manchas ou cicatrizes no rosto. Nesse caso, as pacientes com pele oleosa devem ter mais cuidado, pois muitos destes filtros são formulados em creme ou loção cremosa, veículos que podem piorar espinhas e cravos.

Em relação às marcas, existem ótimas opções no mercado.

Algumas opções de importados: ROC, VICHY, LA ROCHE, NEUTROGENA, MELORA, entre outras.

Opções nacionais: DERMATUS, DERMAGE,  entre outras.

6 –  Em algumas horas na praia, com que frequência o protetor solar deve ser aplicado?

O ideal é aplicar o filtro solar 30 minutos antes de ir ao sol e reaplicar o produto a cada 2 horas ou após transpiração intensa. Vale lembrar que para o filtro funcionar, ele deve ser aplicado de forma generosa. Geralmente as pessoas costumam aplicar uma quantidade menor que a recomendada.

O que se recomenda é aplicar 2 miligramas de protetor solar por centímetro quadrado de pele, mas essa definição não é muito prática, por isso, para ficar mais fácil, podemos medir essa quantidade com uma colher. Sendo assim, o ideal seria:

– Rosto e pescoço – 1 colher de chá

– Tronco – 1 colher de sopa para frente e outra para trás

– Braços – 1 colher de sopa (cada um)

– Pernas – 1 colher de sopa (cada um)

* Recomendação para um adulto de 1,70m pesando aproximadamente 70kg.

7 – Sobre o bronzeamento artificial, qual a sua opinião? É um procedimento seguro e saudável?

Eu contra indico o bronzeamento artificial, pois a exposição contínua à radiação UV presente nestas máquinas pode aumentar o risco de câncer de pele além de causar o envelhecimento precoce.

8 – E os auto bronzeadores, fazem mal a pele?

Os auto bronzeadores são cremes ou loções compostas basicamente por uma substância chamada dihidroxiacetona. Atualmente existem várias tipos de auto bronzeadores no mercado, alguns menos oleosos, específicos para face e outros que já possuem hidratantes em sua formulação.

Esses produtos não causam mal a pele e podem ser usados durante todo o ano. O inconveniente é que em algumas pessoas a coloração resultante não fica muito natural, por isso recomenda-se experimentar este produto em uma pequena parte da pele para ver se a cor fica boa, e aí então aplicar a loção no restante do corpo.

Em relação ao modo de aplicação, no inicio, o auto bronzeador deve ser aplicado três vezes por semana e depois, uma aplicação semanal já é suficiente para a manutenção do resultado. É importante o uso de luvas para que nenhuma parte do corpo fique manchada.

9 – Apesar de saber que “torrar” no sol é um verdadeiro “crime” contra a pele, muitas pessoas ainda fazem isso. Quais as recomendações para quem abusou do sol?

Para as pessoas que abusaram do sol, o mais indicado é o uso de hidratantes e loções que contenham substâncias calmantes, como por exemplo a Aloe Vera. Esses produtos geralmente não causam alergia e melhoram os sintomas de desconforto e ardência causados por queimaduras de grau leve.

E aí meninas, gostaram?! Vamos seguir as recomendações da Carol e nos cuidar nesse verão, tá?!

Carol, muitíssimo obrigada pela sua participação aqui no I Love Shoes! Eu ADOREI as informações super úteis e vou seguir com certeza! 😉

Bjsss

107 comentários em “Alerta verão: pele!”

  1. ótimo post! Eu uso o protetor Minesol da Roc, indico tbém!

  2. Adorei o post!! Super completo!!

    Assim como a Aninha, também uso o filtro solar da Roc para o rosto e adoro!

    Beijoss

    http://sweetlittletips.com/

  3. Fernanda RJ em

    Olá Tati, seu post caiu como uma luva. Pois ontem eu não consegui me controlar e fui para a piscina…usei protetor no colo e no rosto…e as pernas receberam um belo de um bronzeador…rsrsrs
    A questão é…
    Eu sempre uso o Episol water gel no rosto e ontem eu comprei o novo Episol Toque seco, comecei a usar hoje de manhã e para minha surpresa ele não é gel.
    O que vc acha, devo continuar usando no rosto (minha pele é oleosa), neste exato momento a pela não está oleosa.

    Beijocas

    • Oi Nanda…olha tenho o mesmo problema de pele oleosa e a maioria dos protetores acaba me dando uma acnezinha de leve…a Carol me recomendou usar o gel, mas de repente esse seu novo é uma fórmula muito levinha e talvez não te dê as indesejadas espinhas…acho que vc tem que ver com o uso como vai ficar sua pele e se não der certo, volta pro gel…de qq forma vou perguntar pra Carol, tá?!
      Bjs

    • Flor, a Carol falou que esse protetor, apesar de não ser em gel, é pra pele oleosa, sim, lançamento no mercado…
      Bjs

      • Fernanda RJ em

        Obrigadão Tati… posso adiantar que a pela está ótima, até agora não apareceu brilho.

        Beijocas

    • Tá certíssima, Pri!
      Bjs

    • Oi Camila! Obrigada pelo carinho, querida! Que bom que gostou do post!
      Bjs

  4. dicas otimas Tati!!!!

    senão dps do verão todo mundo ficará reclamando da pele!!!

    bjss

  5. Lu B. em

    Eu costumava tomar horrores de sol.
    Já fiz bronzeamento e tudo!
    Hoje em dia nao saio de casa sem protetor fator 30 no rosto! E tomo bem pouco sol, sou adepta a brancura natural que Deus me deu!
    Adorei o post, dicas valiosissimas, não tinha idéia da medidas pra passar o protetor!

    bjo bjo

    http://www.ciadoestilo.com.br/blog/

    • Nossa, parabéns pela mudança! Aposto que só te trouxe benefícios…rsrs
      Bjs

    • Oi Thaina, vou passar pra te visitar!
      Bjs

  6. Quanta dica importante em um post só! Bom seria se todos tivessem essa consciência no verão ne? Eu uso o filtro da ROC Minesol OC para o rosto e é perfeito!
    Beijossssssss
    Jaque

    • Tomara que eu possa ajudar as pessoas a se conscientizarem, flores!
      Bjs

  7. A Carol é maravilhosa como pessoa e competentissima como profissional. Suas dicas são sempre muito valiosas.
    Adorei

    • Que honra, vc por aqui comentando!!! Só a Carol mesmo…hehe
      Bjs

  8. Adorei as dicas!! Tem posts novos no blog! Mudei de endereço, dá uma passadinha lá!
    Beijos, Mari!

  9. Ótimas dicas!!! Temos que tomar muito cuidado com a pele nesse verão!!
    Beijos.

  10. Ameei as dicas, Tati, tem que se cuidar MESMO no verão!
    Bjo

  11. Mari em

    Tati super legal as dicas da Carol.
    Como sou muito branquinha tenho sempre que me preocupar nos horários que vou pegar sol e sempre com protetor 50/60.
    Sei que se não seguir a risca, ao invés de pegar um bronze, fico vermelha que nem um pimentão e o risco de pegar um cancer de pele é muito alto.
    Boas dicas, todo mundo tem que se preocupar com o verão.

    Bjos :*

    • Oi Mari! Já vi que vc se cuida, que bom!!!
      Bjs

  12. Carla Falci em

    Oi Tati, amei o post. Sempre fico naquela..gosto do bronze, mas o cancer de pele e envelhecimento precoce me assusta. Esse ano vou ver se pego solzinho às 7h da matina´por meia hora…só pra ir pegando um bronze de leve..comprei um bronzeador da natura p ajudar tbm bjusss

    • Isso mesmo, flor! Solzinho só de manhã cedo ou final da tarde…afinal, queremos ficar com uma pele linda e saudável…hehe
      Bjs

  13. Gostei demais da entrevista e todas as dicas valem a pena, a gente sabe de muitas, a questão toda é cumprir, né???
    Beijinhos
    http://www.papodemeninas.com/

    • Pois é, Eulalia! Temos que fazer de tudo pra seguir as regrinhas básicas de cuidados com a pele!
      Bjs

  14. valiosas dicas. bjos

  15. A gente sempre se descuida nessa época do ano né?
    Quem nunca voltou uma lagosta no fim das férias? rsrsrs
    é horrivel ficar ardendo,ótimas dicas,bjuxxx

    • Pois é, infelizmente, né…mas de uns anos pra cá estou realmente me cuidando…nada de torrar no sol…hehe
      Bjs

  16. Mto bom o post!
    Eu prefiro ficar branca do q pensar que eu posso pegar um cancer de pele! Tem realmente q se proteger!
    Beijos
    http://umbrinconopalheiro.com
    @brinco_palheiro

    • Isso aí, Aninha! 😉
      Bjs

  17. MUUUUUUUUUUUUITO BOM seu post, Tati!
    É sempre bom lembrarmos dos cuidados com a pele! Adorei as dicas de protetores! 🙂

    • Oi Vivi! Tks!
      Fico feliz que tenha gostado!!!
      Bjs

  18. adorei as dicas,tati!
    bjocas

  19. Mah em

    Dicas super valiosas Tati, cuidar da pele e proteger do sol é fundamental, e fico pasma qdo vejo gente fritando no sol de meio dia em pleno século XXI, com tanta informação… Por isso nunca é demais esses alertas como o seu.
    Parabéns a vc e a Carol pelo post!!!!

    Bjuss,
    Mah

    http://www.justglam.com.br/blog

    • Tb não entendo, Mah!
      Tá na hora da galera se conscientizar!!!
      Bjs

  20. Oi Tati!

    adorei esse post, é sempre bom salientar a importância de cuidarmos da nossa pele! Mtas vezes na loucura de querer tiraro mofo rs pegar aquele bronze acabamos fazendo loucuras né? Não adianta querer pegar o bronze q leva 1 verão inteiro em 1 dia só, aí não tem jeito é maltratar e mto a sua pele.

    Bjosss Tati! adorei!

    ps! hj tem post novo

    • Isso é, De! 😉
      Já passei lá…hehe
      Bjs

  21. Ótimo post!
    Temos que ficar de olho mesmo pq tomar sol em certos horários e sem protetor é realmente perigoso…
    Já comprei meu protetor e aproveitei uma promoção para comprar um especial para o rosto :]
    Bjoo

  22. Adorei o post.
    Tem gente que acha que verão e época de férias só serve pra torrar a pele e nem pensa nas consequencias.
    Beijos
    @fahionspace_

  23. eu não cuido muito da pele assim como deveria 🙁
    preciso me comprometer mais com isso, fato 🙂
    beijos

  24. Sté em

    Super essencial cuidar da pele, nossa eu passo bastante protetor solar no rosto, no corpo, prefiro prevenir..

    beijão.

  25. Eu já tomei muito sol sem protetor, mas hj em dia não saio de casa sem passar! Meus favoritos são os da linha Anthelios, da LRP, mas também gosto bastante do UV Perfect, da L’Oreal, que é uma opção mais barata e super leve, não deixa a pele oleosa!

    http://dedodemocas.blogspot.com

  26. Protetor solar sempre, né? Eu ainda tenho que me acostumar com essa idéia, às vezes ainda saio sem!

    Beijo,
    Camila F.

  27. Adorei blog!
    Amanhã o Woman’s vai dar um presentinho!! Participem do sorteiooo de um chinelinho da Melissa! Comentem!!Eba:):)…comemoração de 1º mês blog no ar! Acessem…

    http://www.graziiangeloni.blogspot.com

    Super Beijokas, espero sua visitinha 🙂

  28. É fato que não só no verão, mas no inverno tb devemos cuidar da nossa pele. Eu não saio de casa sem filtro solar. Uso o Anthelios 40! Mas prefiro esse que é mais liquido, pq ele não deixa a pele oleosa! No corpo uso um da Natura, mas não adianta, eu amo mesmo é Sundown pq o cheiro me traz recordações boas por demais!

    • hahaah, as recordações parecem um bom motivo pra escolher a marca do protetor!!! 😉
      Bjs

  29. Buáaaaaa, não posso tomar sol de jeito algum, o médico proibiu. Pele branquinha e com muitas pintas =/

  30. Nathy em

    Nossa, pele é tudo né?! Só de usar filtro solar já garante boa parte da saúde.. mas confesso que ando meio preguiçosa.. hj mesmo não passei protetor.. =/

    Preciso driblas a preguiça e acordar uns minutinhos antes…

    =*

  31. Ojuh em

    Ótimo post, explicou MUITO bem sobre esse assunto, tirei varias duvidas, adorei.

    VC TAVA UM ARRAZOOOOOOOOH no blog das Rudge.

    • Oi florzinha! Obrigada!!! Que bom que gostou! 😉
      Bjs

  32. Ótimas dicas! Quando o assunto é a nossa pele, todo cuidado é pouco né!

    Bjinhos
    donagiblog.blogspot.com

    • É sim, Gi! Vale cuidar agora pra não ter probleminhas futuros!
      Bjs

    • Tá certa, Pri…tb sou dessas, apesar de ter uma pele mais pra moreninha…
      Bjs

  33. Realmente, é muito importante cuidar da pele!
    luanacarvallho.wordpress.com

    • Oi querida, ainda não chegou! Tb tô louca pra ver…hehe
      Bjs

  34. micakodama em

    Ótimas dicas! Se seguisse mais, agora não estaria com bronze camarão rs bjssssss

    • hahahah…mas ainda dá tempo…o verão tá só começando…rsrs
      Bjs

  35. Liboe em

    Tatiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!

    Amore fiquei SUPER feliz com a sua compra la no MEU BLOG, http://www.liboe.blogspot.com!!!

    Agora ta faltando um look do dia com sua Chanel vintage MA-RA-VI-LHO-SA!!!
    E uma propagandinha do liboe ne?! Hahahahhahaahha to esperando querida!

    Espero que sua viagem de Volta ao Rio tenha sido otima!!!

    Ja to com saudades dos seus emails!

    Amei que vc saiu no blog da lala e da Maria! Parabens, merecidissimo!

    Mrs bus Liboe

    • Oi flor! Tb adorei, vc é nota 10!
      Tks, tks, tks!
      Bjs

  36. Ana em

    Eu cuido muito da minha pele. Principalmente no rosto. Já que aqui no RS quase sempre estamos com roupas de frio, rosto e mãos são o que mais fica exposto.
    Protetor solar não pode faltar nunca na vida de uma pessoa. Não é atoa que eu não pareço ter a idade que tenho.. heheh

    • Pois é, Ana! Muito bom parecer mais jovem, né?! rsrs
      Bjs

  37. Ah se eu tivesse lido estas dicas sábado! HAHAHA brincadeira.
    Domingo eu fui á praia e acabei dormindo no sol, me sinto um frango assando na grelha! :s

    • Ai, ai, ai…mas agora vai se cuidar…rsrs
      Bjs

  38. Adorei as dicas
    ja estamos seguindo
    siga o nosso tambem
    http/lambidadovampiro.blogspot.com
    bjinhos
    Mistery Girls…

  39. ehhh,
    acabei de ver que nao da pra seguir!!
    kkk
    mas msm assim da uma passadinha la no nosso blog!!
    bjus

  40. A3 em

    Olha tati eu amo me bronzear e realmente as dicas são mto importantes! Qdo eu não tomo cuidado primeiro fico vermelha e hiper ardendo, depois começo a descascar, ou seja, nao adianta de nada o esforço!! Além de fazer mal para a pele a longo prazo é perigoso o cancer de pele!

    http://a3clube.wordpress.com/

    • Pois é flor, o negócio é se cuidar!
      Bjs

  41. Muito boa as dicas… Amei esse post.
    Parabéns pela iniciativa.

    Bjsss
    Rejane

  42. Lika em

    Gostei das dicas que vc deu! E foi muito boa a ideia de entrevistas uma dermatologista! =D

    • Obrigada, Lika! 😉
      Bjs

  43. Ameiii as dicas,
    muito importante que as pessoas levem a serio o que esta escrito neste post, esta na hora ja de tomarem cuidado com o sol! Muito boas as dicas, e na melhor hora, o verao chegou com tudo ja rs
    beijinhoos querida

    • Oi Carol, que bom que gostou! São dicas realmente super importantes e para serem seguidas…
      BJs

  44. Muito interessante o post sobre proteção solar.
    Aproveitando, gostaria de deixar uma dica:
    Acontece nesta quarta-feira, dia 15/12, às 15h, um chat sobre hidratação e proteção solar.
    A Dra. Danielle Nascimento, médica dermatologista, esclarecerá dúvidas relacionadas a beleza e saúde da pele.
    Como o assunto é pertinente ao seu blog, seria interessante se você pudesse participar.
    Qualquer dúvida meu e-mail é lilian.nascimento@agenciaideal.com.br

    Bjs,

    Lilian
    Agência Ideal

    • Oi Lilian, legal! Qual o endereço do chat?!
      Obrigada!
      Bjs

    • Eba! Legal, Babi!
      Bjs

  45. Oi Tati! O endereço é: http://migre.me/2UCbC
    O chat começará a partir das 15h de quarta-feira, dia 15/12!
    Esperamos vocês!

    Beijos e muito obrigada!

    Lilian

  46. Pingback: Look do dia! « I Love Shoes

  47. Pingback: Você sabe aplicar o protetor solar?! | Love Shoes

  48. Pingback: Você sabe aplicar o protetor solar?! | Fast Fashion Blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *