5 dicas para trabalhar em casa com eficiência.

Dicas

Olá meninas!

O post de hoje é para quem, como eu, trabalha de casa!

Captura de tela 2014-10-25 às 11.55.56

Esse é um pedacinho do meu espaço, de onde trabalho todos os dias. Além dos objetos funcionais e necessários, procurei me cercar de coisas que gosto e que me inspiram, como sapatos…rs…livros sobre moda e uma linda foto do meu casamento. Ah, o design é importante, claro, mas lembre-se de escolher uma cadeira confortável, afinal trabalho é trabalho, e você vai precisar passar horas sentado nela!

Mas voltando ao assunto home office, é uma questão polêmica para muita gente, já que quem não tem essa experiência, pode pensar que é mais um “oba, oba” do que trabalho de verdade! Falo por experiência própria, já trabalhei em diversas empresas, das mais descoladas e flexíveis as mais caretas e cheias de regras, e me descobri trabalhando de casa!

Como vocês sabem, trabalho com o blog e como consultora de imagem, e as duas atividades me consomem bastante tempo todos os dias. A maior parte do tempo, trabalho de casa, mas muitas vezes fora, em reuniões, eventos ou atendendo clientes.

Montei um escritório na minha casa, do meu jeitinho, um lugar que me inspira e me traz serenidade para deixar a imaginação fluir. Além disso, sou bastante disciplinada, e as tentações mais comuns de trabalhar em casa, não tem muito apelo para mim (sou capaz de passar o dia sem ligar a TV), faço uma pausa para o almoço – e isso pode acontecer às 13/14/15…ou até18h, depende da correria do dia (ok, tenho que melhorar isso…rs) – o que precisa acontecer em outro ambiente, comer na mesa de trabalho estando em casa é um pouco over, né!? (e sim, nesse momentos às vezes ligo a TV), mas em seguida retorno para o escritório para continuar minha jornada de trabalho, que muitas vezes dura até a madrugada (procuro largar tudo quando o marido chega em casa, mas enquanto isso não acontece, estou lá, focada!).

Bom, mas dito tudo isso, e baseada em tantos comentários e questionamentos sobre “trabalhar em casa”, achei que algumas diquinhas básicas podem ajudar quem tem dúvidas ou dificuldade com esse tópico, por isso resolvi compartilhar!

Slide1

Aqui estão 5 maneiras de trabalhar em casa com eficiência.

1 – estabeleça barreiras: muitas pessoas preferem trabalhar em casa para passar mais tempo com a família – filhos principalmente – mas é importante estabelecer regras e barreiras para quem mora com você, assim eles não vão interferir no seu trabalho. Nesses momentos, ajuda é fundamental para garantir seu sossego enquanto trabalha. Claro que estando em casa, você vai acabar fazendo uma coisa ou outra, mas sem exageros, fuja das atividades que podem te consumir muito tempo.

Slide2

2 – Crie um santuário: Todo mundo que trabalha em casa precisa do seu (e somente seu) espaço. Alguns, precisam de um escritório com tudo que ele tem direito, mesa, impressora, telefone (meu caso…rs). Outros, apenas de um canto sossegado e seu notebook. Descubra o que funciona melhor para você.

3 – Se você é daqueles que não resiste a um soninho após o almoço, cuidado! Claro que esse é um luxo que quem trabalha em casa pode ter, mas é preciso ter disciplina e não permitir que esse tempinho off atrapalhe sua rotina de trabalho.

4 – Tenha uma rotina: É essencial estabelecer uma rotina desde o início. Você pode se sentir tentado a fazer várias coisas ao longo do dia, como por exemplo parar um pouquinho para assistir a um episódio do seu seriado favorito, mas essa é uma péssima escolha, e pode atrapalhar muito a sua rotina de trabalho em casa. Se você tem dificuldade em focar, tire um tempo (marcado no relógio) para arejar a cabeça, quem sabe uma caminhada para clarear as ideias?

5 – Se você tem um chefe, tente manter uma rotina com ele, seja por e-mail, telefone, ou skype, assim você se obriga a cumprir metas. Se você é seu próprio chefe, aí só depende mesmo de você, e concentração e foco são as palavinhas mágicas. Pense nos seus objetivos, no que te motiva no trabalho, seja financeiramente ou pessoalmente.

Slide3

O fato é que o sucesso de trabalhar em casa vai depender do seu esforço e de criar um ambiente que funcione melhor para você. Se precisa se arrumar para o trabalho todos dias pela manhã para entrar nesse clima, então faça isso! Fique atento ao que interfere na sua produtividade e exclua isso do seu dia-a-dia de trabalho.

E então, alguém aí animado para ter um home office?!

Confira nesse post dicas e inspirações para montar um lindo escritório em casa!

Ah, e não deixem de compartilhar aqui nos comentários as experiências (positivas e/ou negativas) de vocês! Vou adorar saber! 😉

Bjsss

2 comentários em “5 dicas para trabalhar em casa com eficiência.”

  1. Fernanda RJ em

    Oi Tati, você ficou um pouco ausente e eu também, mas coloquei a leitura do blog em dia e acabei me identificando com este post.
    Sou professora de Informática as segundas e terças feiras como sou fotógrafa também, nos demais dias trabalho em casa editando as minhas fotos. Tenho muita disciplina com os horários, fico no escritório focada e muitas vezes só saio de lá quando o marido chega e acontece de algumas vezes ter que retornar para finalizar algumas coisas. Confesso que se não tiver disciplina, fica difícil! Parabéns pelo post!
    Beijocas

    • Tati Canto em

      Oi Nanda! Que saudade de você por aqui! Fico feliz que tenha tido um tempinho de colocar a leitura do blog em dia!
      Pra gente que trabalha de casa é fundamental a disciplina, né?! Até tenho facilidade em relação a isso, já que o que pode ser tentador para quem está em casa, como ligar a TV, não é verdadeiramente um apelo pra mim…rs
      Mas, a verdade é que eu acho que somos privilegiadas de podermos fazer o que gostamos e administrar nosso horário! 😉
      Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *